top of page

Religiões Afro-Americanas:

Oshas e Orixás:
Os Deuses da África em Cuba e no Brasil.

Evandro Luís de Carvalho

 Olúwo Síwájú Otura Ayrá

Oshas e Orixás: Deuses da África em Cuba e no Brasil: Revela toda a riqueza e magia das religiões afro-americanas, de uma forma nunca antes apresentada.

  O autor, Carlos Eduardo Medawar, sacerdote da Umbanda, do Candomblé e da Santeria, é um antropólogo, historiador, pesquisador e escritor que se dedica aos estudos das religiões de origem africana no Brasil há mais de 40 anos.

  Nesta obra, ele nos convida a conhecer, os Orixás nagô-yorubá cultuados em Cuba e no Brasil através do Candomblé e da Santeria, duas expressões religiosas que preservam e recriam a cultura ancestral africana na América.

  O livro, de forma inédita, apresenta as origens, os mitos, as qualidades, caminhos e enredos de cada orixá, mostrando as diferenças e semelhanças de seus cultos nos dois países, além de facilitar a compreensão do leitor através de sua forma didática de expressão e de suas ilustrações, fotos e tabelas comparativas.

Com certeza, estamos diante de mais uma obra inédita do autor, que marcará para sempre o conhecimento sobre as Religiões Afro-Americanas.

Candomblé e os Cultos Afro-brasileiros:
Origens e Histórias das Matrizes Africanas no Brasil

Oluwó Siwaju Evandro Otura Airá

Felipe Berocan Veiga

Favio Reis Mota

Candomblé e os Cultos Afro-brasileiros: “Ao longo de décadas, o professor Carlos Eduardo Medawar realiza diversas pesquisas sobre a mitologia e o culto aos orixás na África Ocidental, no Caribe e no Brasil, contribuindo para a divulgação mais ampla de seu vasto conhecimento sobre o universo das religiões afro-brasileiras”. (Felipe Berocan Veiga, professor de Antropologia da UFF e pesquisador do LeMetro/IFCS-UFRJ).

 

“Homem da prática, homem das letras, homem dos búzios, Carlos Eduardo Medawar abriga, como Exú, diversas dimensões. Suas pesquisas sobre o Candomblé e Umbanda no Brasil e a Santeria em Cuba têm contribuído para os estudos das práticas religiosas, sob uma perspectiva antropológica e histórica, do Universo dos Orixás. Um pesquisador e Babalorixá de inúmeras qualidades, cujo trabalho deve ser lido por quem se interessa pelo tema!” (Fabio Reis Mota. Professor do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFF. Coordenador do NUFEP-UFF)

 

“Carlos Eduardo Medawar. Um dos poucos homens que conheci que conseguiu reunir as qualidades que creio serem indispensáveis para o exercício de um sacerdócio. Fé, empatia, generosidade, ética e comprometimento com a religião, sobretudo com o próximo, fazem dele um homem de essência para nossa religião. Sua admirável bagagem espiritual, sua sabedoria e seu conhecimento, nunca foram motivos para perder sua humildade ao ponto de fechar os olhos para outras realidades existentes em nosso complexo sistema religioso.  Essa riquíssima e inédita obra, reflete parte do valor de um grande homem. (Oluwó Siwaju Evandro Otura Airá – Bàbáláwo - IFÁ NI L’ÓRUN)”

Galinha D'Angola:
Iniciação e identidade na Cultura Afro-brasileira

Fernandez Portugal Filho

Galinha D'Angola: Iniciação e Identidade na Cultura Afro-Brasileira. Três mestres contemporâneos da Antropologia Afro-brasileira, Arno Vogel, Marco Antônio da Silva Mello e José Flávio Pessoa de Barros (in memoriam), conseguem de forma dinâmica, moderna e exponencial trazerem à baila um tema inédito e ao mesmo tempo curioso, a galinha d’angola, tô fraco, a etú, entre outras denominações, revelando didaticamente a presença indispensável desse símbolo focal nos ritos do Candomblé, garantindo-lhe um destaque nunca antes dedicado.

Galinha D’Angola, longe de ser um livro apenas para iniciados, traz em seu texto uma beleza e um aprofundamento primoroso e de imenso valor científico, que, muito além do tempo tem se consolidado como um trabalho perene, que atravessará gerações.

Além do refinado texto, os autores foram cuidadosos com a atualíssima tradução dos termos em yorùbá, facilitando aos estudiosos e ao público em geral a avaliação da importância deste idioma no Candomblé.

Por tudo isso, com isso e para isso, é que Galinha D’Angola se consolidou como um clássico da literatura Afro-brasileira, pontificando, esclarecendo e trazendo uma novíssima visão do culto de Orixá no Brasil e (re)afirmando nossa identidade cultural.

Umbanda:
A Síntese de uma Religião Brasileira

Carlos Eduardo Medawar

Umbanda: A Síntese de uma Religião Brasileira: Depois de Candomblé e os Cultos Afro-Brasileiros: Origens e História das Matrizes Religiosas Africanas no Brasil e de Oshas e Orixás: Os Deuses África em Cuba e no Brasil, o Antropólogo Carlos Eduardo Medawar, Babalorixá Kadu Omogiyan ati Elegbara, reunindo um denso conhecimento e experiências religiosas de mais de 40 anos, nos brinda com Umbanda: A Síntese de uma Religião Brasileira. 

É uma obra completa, imperdível para adeptos e estudiosos, pois, com uma linguagem
clara e didática, apresenta as origens históricas da Umbanda e suas interconexões com o Catolicismo, com o Kardecismo, com a Quimbanda, com o Omolocô, com a Encantaria e com o Candomblé.
O livro nos remete ao mundo mágico da Umbanda, demonstrando a multiplicidade do seu culto ao longo do tempo; nos inserindo em suas diversas estruturas, fundamentos e organizações rituais; trazendo em primeiro plano, o universo de suas entidades, suas origens e natureza. Indo além, de forma inédita, abrange também a rica diversidade da religiosidade brasileira, mostrando, ao longo da história, os diversos cultos ancestrais surgidos nos quatro cantos do Brasil.

As Religiões de Matrizes Africanas na Formação da Cultura
e da Sociedade em Cuba

Carlos Eduardo Medawar

As Religiões de Matrizes Africanas na Formação da Cultura e da Sociedade em Cuba:

É um trabalho que levanta questões fundamentais sobre a diáspora de africanos para Cuba; tais como, o seu processo histórico de escravização, sua inserção cultural, e, sobretudo, a perpetuação de sua cultura religiosa no novo mundo. Carvalho, A partir de sua viagem realizada a Cuba, busca observar in loco, os aspectos mais importantes dos cultos religiosos de matrizes africanas, nos hábitos, nos costumes e na maneira de ser, de pensar e de agir do povo cubano.

Impérios da África Ocidental:
Reis, Reinos e Divindades

Carlos Eduardo Medawar

Impérios da África Ocidental: Reis, Reinos e Divindades: Carlos Eduardo Medawar, dando continuidade aos escritos de Candomblé e os Cultos Afro-brasileiros, nos leva nessa obra a uma viagem fascinante pelos Impérios e Reinos da África Ocidental, berço das Religiões de Matrizes Africanas, surgidas na América através da diáspora do povo africano para o novo mundo.

História e mito; luta, resiliência e inegáveis saberes se fundem na realidade desses povos, alicerces da formação de países como Cuba e o Brasil.

TEL.: (21) 2496-9795 - (21) 9765-03912

CNPJ:46.305.501/0001-87

  • Whatsapp
  • Facebook
  • Instagram

©2022 por AME - ANTHROPOCENUS MEDAWAR EDITORA. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page