Nossos Livros

GALINHA D'ANGOLA:
Iniciação e Identidade na Cultura Afro-Brasileira.
Fernandez Portugal Filho
Galinha D'Angola: Iniciação e Identidade na Cultura Afro-Brasileira. Três mestres contemporâneos da Antropologia Afro-brasileira, Arno Vogel, Marco Antônio da Silva Mello e José Flávio Pessoa de Barros (in memoriam), conseguem de forma dinâmica, moderna e exponencial trazerem à baila um tema inédito e ao mesmo tempo curioso, a galinha d’angola, tô fraco, a etú, entre outras denominações, revelando didaticamente a presença indispensável desse símbolo focal nos ritos do Candomblé, garantindo-lhe um destaque nunca antes dedicado.
Galinha D’Angola, longe de ser um livro apenas para iniciados, traz em seu texto uma beleza e um aprofundamento primoroso e de imenso valor científico, que, muito além do tempo tem se consolidado como um trabalho perene, que atravessará gerações.
Além do refinado texto, os autores foram cuidadosos com a atualíssima tradução dos termos em yorùbá, facilitando aos estudiosos e ao público em geral a avaliação da importância deste idioma no Candomblé
Por tudo isso, com isso e para isso, é que Galinha D’Angola se consolidou como um clássico da literatura Afro-brasileira, pontificando, esclarecendo e trazendo uma novíssima visão do culto de Orixá no Brasil e (re)afirmando nossa identidade cultural.

OSHAS E ORIXÁS:
Os Deuses da África em Cuba e no Brasil.
Evandro Luís de Carvalho
Olúwo Síwájú Otura Ayrá
Oshas e Orixás: Deuses da África em Cuba e no Brasil: Revela toda a riqueza e magia das religiões afro-americanas, de uma forma nunca antes apresentada.
O autor, Carlos Eduardo Medawar, sacerdote da Umbanda, do Candomblé e da Santeria, é um antropólogo, historiador, pesquisador e escritor que se dedica aos estudos das religiões de origem africana no Brasil há mais de 40 anos.
Nesta obra, ele nos convida a conhecer, os Orixás nagô-yorubá cultuados em Cuba e no Brasil através do Candomblé e da Santeria, duas expressões religiosas que preservam e recriam a cultura ancestral africana na América.
O livro, de forma inédita, apresenta as origens, os mitos, as qualidades, caminhos e enredos de cada orixá, mostrando as diferenças e semelhanças de seus cultos nos dois países, além de facilitar a compreensão do leitor através de sua forma didática de expressão e de suas ilustrações, fotos e tabelas comparativas.
Com certeza, estamos diante de mais uma obra inédita do autor, que marcará para sempre o conhecimento sobre as Religiões Afro-Americanas.

CAMPO GRANDE DO RIO:
De Freguesia à Cidade.
Carlos Eduardo Medawar
Campo Grande do Rio: De Freguesia à Cidade. É um trabalho baseado nos estudos monográficos de Carlos Eduardo Medawar, realizados entre 1985 e 1986, para a sua obtenção do título de historiador pelo Departamento de História da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC/RJ. Foi sua primeira experiência organizada como escritor, que buscou apresentar a região, que tanto o instigava, buscando conhecê-la nos seus aspectos mais diversos, ao mesmo tempo que consolidava sua identidade com ela. Com essa obra inédita e de referência para uma região tão carente de uma bibliografia mais densa, Medawar apresenta as transformações históricas, econômicas, sociais e geográficas de Campo Grande, atualizando seus dados para nossa época. É, com certeza, uma aprazível leitura para quem vive, ama ou quer estudar uma das regiões mais importantes da cidade do Rio de Janeiro.

O Outro de Mim:
Pensamentos Insanos e Poesias Desconexas.
Carlos Eduardo Medawar
O Outro de Mim: Pensamentos Insanos e Poesias Desconexas, de Carlos Eduardo Medawar, é mais do que um livro de poesias é a exposição íntima da trajetória de vida do autor, através de seus pensamentos, de sua impressão sobre a vida, de sua percepção sobre si mesmo. É também um convite a reflexão sobre uma série de coisas e um mergulho para dentro de si, na alegria, no amor, na dor e na exaltação da vida. Como ele mesmo diz: O Outro de mim é pura reflexão sobre a vida, como a compreendo. Mais do que isso, é a minha genuflexão, pois, me ajoelho diante da vida e pela graça de poder estar aqui.