
Exu:
O Primogênito do Universo
Carlos Eduardo Medaewar
Exu: O Primogênito do Universo: A AME-Anthropocenus Medawar Editora, lança a Série: Orixás – Deuses do Novo Mundo. De autoria do Antropólogo Carlos Eduardo Medawar, Bàbálórìşà Kadu Ǫmǫ Oşàgiyàn ati Ẹlẹ̀gbára, o livro é um convite a uma viagem sem precedentes ao misterioso, surpreendente e mágico mundo dos Orixás.
Revelando com riquezas de detalhes e de forma inédita, os livros dessa série nos apresentam os mitos e ritos, as histórias e as origens dos deuses africanos que, estabelecidos no novo mundo, esculpiram com o sangue de nossos ancestrais, a formação de grandes nações, como Cuba e o Brasil.
Como era de se esperar, o livro inaugural pertence a Exu: O Primogênito do Universo. Extensão do inédito livro Oshas e Orixás: Deuses da África em Cuba e no Brasil (2023), este texto busca apresentar todas as dimensões de Exu, uma divindade complexa, múltipla e ao mesmo tempo indivisível, dupla em suas acepções e una em seu poder.
Uma abordagem única que, ultrapassando o conceito dessa divindade, nos insere em seu culto, apresentando ritos, mitos, cantigas e orikí. Exu é explorado como a deidade da criação, o sopro divino de Olodumare, que dá vida e movimento a todas as coisas, em suas múltiplas faces; como o Orixá Elegbara, divindade que habita o corpo do ser humano, com os seus diversos caminhos e qualidades e, também, como o espírito ancestral guardião, cultuado na Umbanda e na Quimbanda, seja na sua versão masculina, ou na feminina: a Pombagira.

Oxalá:
Os Senhores do Universo e a Criação da Humanidade
Carlos Eduardo Medaewar
Oxalá: Os Senhores do Universo e a Criação da Humanidade: Busca apresentar todas as dimensões de Oxalá, como o rei dos Orixás, o Senhor da Humanidade e como a própria onipotência de Olodumare, o Deus Supremo. Uma abordagem única que, ultrapassando o conceito dessa divindade, nos insere em seu culto, apresentando ritos, mitos, cantigas e orikí. Oxalá é explorado como Obatalá, o irunmolé funfun, deidade da criação; como Ajalá e Alamonrere, os criadores do ser humano e como o Grande Orixá do Panteão Nagô-Yorubá, seja na sua versão jovem e guerreira: Oxagiyan, ou na plácida versão do ancião, pai de todos nós, Oxalufã. O livro apresenta também os mitos, ritos orikís, cantigas e os diversos caminhos e qualidades desses orixás, bem como do surgimento da humanidade e de outras divindades funfun ligadas a criação e regência do mundo, tais como: O senhor da Montanha, Olorokê; O Senhor da Agricultura, Orixá Okô e o criador da Terra, Oduduwa. Um livro denso e completo, essencial a pesquisadores, sacerdotes e adeptos do candomblé, da Umbanda e das religiões-Afro-Cubanas.

Ogum, Oxóssi, Logun-Edé:
Caçadores e Guerreiros
Carlos Eduardo Medaewar
Ogum, Oxóssi, Logun-Edé: Caçadores e Guerreiros: É um livro que retrata a força da luta, da conquista e da subsistência do ser humano. Além desses três ícones da Umbanda e do Candomblé Brasileiro o livro apresenta outras divindades da cosmologia Nàgó-Yorùbá, tais como Odé Erinlê, Otin, Orô, Iboyuto; todos ligados a caça, a guerra, ao provimento e a constituição das civilizações.
Uma obra densa e completa, essencial a pesquisadores, sacerdotes e adeptos do Candomblé, da Umbanda e das Religiões Afro-Cubanas.

Nanâ, Oxum e Yemanjá:
As Grandes Mães Ancestrais
Carlos Eduardo Medaewar
Nanâ, Oxum e Yemanjá: As Grandes Mães Ancestrais: Apresentam a importância das divindades femininas na formação da terra e da humanidade.
Os mitos da criação, encerrados nos mistérios das Ìyámi Òşòròngà e revelados pelas qualidades, histórias e cultos das três grandes Orixás matriarcas: Nanã, Oxum e Yemanjá, com suas cantigas e orikís, nos remetem a um universo mítico encantado.
Além das três grandes matriarcas divinas, o livro nos conduz às origens e aos mitos das Onilé, Inle Oguere, Olókun, Ǫlọ́şà, Ajé Şàlúgà e Ayròkotó, entre outras importantes divindades da cosmologia Nàgó-Yorùbá.
Uma obra densa e completa, essencial a pesquisadores, sacerdotes e adeptos do Candomblé, da Umbanda e das Religiões Afro-Cubanas